quarta-feira, 11 de julho de 2007

Revisão Geografia 3º ano = Sobre a Economia Mundial e a análise do PIB

  • Na leitura da tabela acima e os conhecimentos sobre o contexto econômico mundial nos permitem afirmar que o processo de globalização é assimétrico e, nestas últimas décadas, tem aumentado a desigualdade socioeconômica mundial.

  • A revolução técnico-científica-informacional realizada nos países ricos aprofundou o abismo socioeconômico existente entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido, a pobreza e a desigualdade social têm origem no sistema capitalista que possibilita a alguns concentrar riqueza.

Desde o final da década de 1980 se utiliza uma nova expressão: Nova ordem mundial na tentativa de esclarecer mudanças que estão ocorrendo no mundo.

1. divisão bipolar da Guerra Fria foi substituída por uma nova lógica que é eminentemente econômica; assim o mundo passou a ser dividido em dois conjuntos de países: os desenvolvidos, liderados pelo G8, concentrados sobretudo no hemisfério norte e a periferia, formada por países subdesenvolvidos, localizados, principalmente no hemisfério sul.

2. Dentre os países do Sul, alguns deles começaram a assumir posições de destaque, seja pelo parque industrial, seja pelo volume de exportações; esse grupo passou a ser chamado de emergente. China, Índia, África do Sul e Brasil, embora com níveis de crescimento diferentes, estão nesse grupo.

3. A nova ordem mundial não foi capaz de alterar as relações econômicas existentes durante a Guerra Fria. Ainda persistem relações de troca desiguais entre os novos conjuntos Norte e Sul, pois os países mais pobres da periferia continuam exportando matérias-primas de baixo valor para os países ricos do Norte.

Boas Reflexões Beijos Scheyla

Revisão Geografia 3º Ano = 1.Sobre oa Mega-blocos e a “Nova Ordem” mundial

  • Com a formação estabelecida na análise do mapa acima, podemos pensar na configuração do mundo após o fim da Guerra Fria. Assim, observamos a legenda:

REGIÃO I – Corresponde a formação do mercado comum da américa do norte – NAFTA

REGIÃO II – Corresponde ao grupo de mercado Latino Americano – MERCOSUL

REGIÃO III – Corresponde ao herdeiros diretos do Tratado de Maastrich – União Européia.

REGIÃO IV – Corresponde a região de comércio da agora antiga U.R.S.S. - CEI

  • Quanto mais a globalização econômica avança, mais o mundo é marcado pela fragmentação do espaço geográfico por meio de megablocos regionais, em contrapartida, quanto mais abrangente for a integração do bloco, maior a perda de soberania dos Estados participantes.

  • O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças tanto na esfera econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e nações, em escala mundial. A esse respeito, o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da Internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

  • medidas pela Nasdaq. O índice Dow Jones refere-se à Velha Economia (a exemplo da indústria de automóveis, de tabaco e das companhias de petróleo) e o Nasdaq, às ações da Nova Economia (empresas de informática, eletrônica, telecomunicações e biotecnologia). Assim, na nova economia, alteraram-se o mundo dos negócios e o mercado de trabalho, com a inserção da internet, de empresas de computadores, da internet/telefonia, que internacionalizaram os mercados.

  • Entre os fatos que assinalaram, nas últimas décadas do século XX, o aparecimento de uma "nova ordem mundial", podemis destacar a integração do Leste europeu à área de influência capitalista, desintegração da URSS e seu desdobramento em vários Estados, a explosão étnica ou das nacionalidades em vários lugares, a formação dos blocos econômicos regionais, e o grande crescimento econômico de alguns países asiáticos.


continua ...

Continuando ... Revisão Avaliação de Geografia 2° Ano


A primeira leitura da foto nos remete ao seu aspecto mais evidente, ou seja, que a globalização chega a todos os lugares. Porém, podemos também destacar:

Sim, o fenômeno da globalização que certa forma provocou exclusões sociais, a população ficou próxima à ameaça da Guerra e da fome, os meios de dominação e intervenção utilizados pelos países capitalistas influenciaram os parâmetros culturais, assim o papel que a cultura exerce na vida dos povos, a qual, mesmo sofrendo os efeitos da globalização, constitui um importante elemento de resistência à completa massificação.

- HAITI

Quando você for convidado pra subir no adro da
Fundação Casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos
E outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se olhos do mundo inteiro
...................................................................................
Não importa nada
Nem o traço do sobrado, nem a lente do Fantástico
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém
Ninguém é cidadão
Se você for ver a festa do Pelô
E se você não for
pense no Haiti
Reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui



Na canção "Haiti", está retrata uma realidade sociopolítica observada nos países latino-americanos, que diz respeito à questão da Cidadania e dos Direitos Humanos. Assim, na América Latina, as desigualdades socioeconômicas se entrelaçam com a discriminação étnica e cultural, fragilizando as possibilidades de instituição de uma territorialidade democrática que assegure os Direitos do Homem e do Cidadão.



Mas sem duvidadas as feridas mais profundas provocadas por essa “Nova Ordem” mundial, através do discurso da Globalização, assim a expressão negativa desse fenômeno nos países chamados subdesenvolvidos, provocando a exclusão social.



Para finalizar nossa revisão quero lembrar vocês do papel social da geografia na sociedade então, na Geografia, o termo “polarizar” significa atrair, influenciar, fazer convergir para si. Assim, para que uma determinada área possa exercer as funções de pólo, precisará concentrar um número considerável de atividades e recursos capazes de influenciar processos que ocorrem em outras áreas. Assim no contexto da Globalização temos como principais características:

1. O poder de polarização de uma cidade está associado ao tamanho de sua população.
2. A implantação de indústrias numa cidade pode ampliar o poder polarizador dela ao atrair novos investimentos industriais e criar encadeamentos produtivos com indústrias de outras cidades.
3. No contexto da globalização, o poder polarizador das grandes metrópoles faz com que elas assumam a função de elos privilegiados entre as economias nacionais e o exterior.
4. A presença de cidades com forte capacidade de polarização é essencial para a articulação da rede urbana, motivo pelo qual essa rede é menos estruturada nas regiões pouco desenvolvidas.

Boas Reflexões beijinhos Scheyla





Revisão Geografia 2º ano = A Música, o Teatro, as Artes ... Enfim, a Cultura em um novo tempo?!


Os fragmentos das letras de música fazem referência a várias dimensões do processo de globalização vigente no sistema capitalista, sobretudo a partir da década de 1980. Uma característica econômica e uma tendência desse processo, foi a redução da intervenção estatal – padronização de culturas.

A maioria das pessoas hoje tende a pensar em cultura como pertencendo a uma determinada sociedade: japoneses têm cultura japonesa, franceses têm cultura francesa, americanos têm cultura americana, e assim por diante. Mas hoje isso tem se mostrado confuso: nós pertencemos à nossa cultura nacional específica, mas muitos de nós no mundo afluente atual também selecionamos – ou pelo menos acreditamos que selecionamos – aspectos de nossas vidas no que pode ser chamado de “o supermercado cultural global”.
Um resultado disso é uma profunda contradição (...). Sentimos que pertencemos à nossa cultura nacional específica e acreditamos que devemos estimá-la. Mas também consumimos no supermercado cultural global e acreditamos que podemos comprar, fazer, ser qualquer coisa do mundo que queiramos – mas não podemos ter as duas coisas. Não podemos ter ao mesmo tempo a escolha entre todas as culturas do mundo e a nossa própria individualidade cultural. Ao acreditar ser possível escolher aspectos de sua vida e da cultura do mundo todo, então onde está o seu lar? (...) Podem lar e raízes serem simplesmente mais uma escolha do consumidor?”

Podemos afirmar que a partir desse perídod histórico a identidade cultural problemática no contexto da globalização.

Continua ....

Revisão Geografia 2º Ano = Configuração Mundial .... A “Nova Ordem” ...



Os dois aviões de passageiros que terroristas islâmicos lançaram, há cinco anos, contra as torres gêmeas do World Trade Center se tornaram um marco na história contemporânea. Lidos em conjunto com a extinção do bloco socialista na esfera da União Soviética, no início dos anos 1990, os atentados da Al Qaeda em Nova York demarcam um “antes” e um “depois”, esse depois, pode ser considerado como pela disseminação mundial da ação de grupos terroristas ligada às questões políticas e/ou religiosas.

- O fim da Guerra Fria não representou, no plano político, o fim das disputas internacionais. Recentemente, intensificaram-se os conflitos no Oriente Médio, sobretudo em razão da Guerra
do Iraque. Observe a Charge ao lado:

- Ao fazer referência a esse conflito, o chargista ironiza a prática de torturas e de tratamento degradantes cometidos contra prisioneiros iraquianos por soldados dos EUA, fato que provocou embaraços políticos ao presidente George Bush.

- Aproveitando ainda a leitura da charge acima. Lembremos dos ocorridos no tão conhecido 11 de Setembro, a organização mundial em torno dos movimentos terroristas intensificou-se em relação às divergências culturais e/ou religiosas, assim, é possível mapear o contexto histórico-social das relações mundiais:

1. Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos.

2. A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.

3. Reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.

4. Os ataques terroristas fizeram ressurgir a idéia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.


Continua ....

Para terminar ... uma última reflexão!



3. E para Finalizar a análise do Gráfico:

Através do ilustrado no gráfico acima é possível perceber que a atuação da humanidade em relação aos recursos naturais renováveis e os não renováveis produzem para o Planeta Terra, uma espécie de exploração de recursos naturais e a poluição que poderão provocar desequilíbrios no meio ambiente, além de, praticar a queima de combustíveis fósseis contribui para a poluição do ar. Mais ainda assim, é possível visualizar no gráfico mais um agravante que é produzido pelo índice de conforto do mundo contemporâneo, assim, os gases emitidos por automóveis, pela indústria, pela decomposição do lixo e pelo desmatamento de florestas contribuem para acelerar o aquecimento global.

Boas Reflexões Beijinhos Scheyla

Para estudar e Refletir durante as Férias!


Conteúdo de Revisão para os estudantes do 1ºano - Avaliação de Geografia do dia 23/07/2007

1.Fixação do Texto Apocalipse Já!

Já começou a catástrofe que se esperava para daqui a 30 ou 40 anos. A ciência não sabe como reverter seus efeitos. O derretimento do Ártico, a elevação do nível do mar, o avanço das áreas desérticas, o aumento da intensidade dos furacões, entre outras, são algumas das mudanças de grandes proporções causadas pelos altos níveis do aquecimento global”. Esse aquecimento global é conseqüência do desequilíbrio em um processo natural. Assim, o processo que sofre o desequilíbrio responsável pelo aquecimento global se refere ao efeito estufa, que consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre e pelas partículas de gases e água existentes na atmosfera.
Os gases responsáveis pelo aquecimento excessivo são produzidos pelos combustíveis fósseis usados nos carros, nas indústrias e nas termelétricas e pelas queimadas nas florestas. Processos naturais, como a decomposição da matéria orgânica e as erupções vulcânicas, produzem dez vezes mais gases que o homem. Por eras, garantiram sozinhos a manutenção do efeito estufa, sem o qual a vida não seria possível na Terra. A participação crescente da frota de veículos movidos por derivados do petróleo é uma das causas do aumento na emissão de dióxido de carbono, assim, o desenvolvimento de combustíveis alternativos pode ajudar na redução dos níveis de emissão de CO2

2 .Sobre o Aquecimento Global:

- Para combater o avanço da degradação do Planeta Terra, aos poucos começam a surgir alternativas, algumas já estão sendo discutidas desde 1979, com os primeiros estudos sobre essa temática, que o caso do Protocolo de Kyoto que é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global. Sabe-se que os EUA assinaram, mas não ratificaram o tratado principalmente porque ele implica altos custos à sua economia, além de considerar injusto que os países como China, Índia e Brasil não tenham compromissos formais com a redução.

- O Protocolo de Kyoto representa uma grande inovação nas políticas globais para o meio ambiente, pois, além de fixar uma meta de redução sobre os níveis de emissão de gases na atmosfera, cria um sistema de créditos de emissões entre países.

3.Relembrando as Seis Pragas do Aquecimento

Recuo das geleiras, furacões mais fortes e freqüentes, verões tórridos, ursos polares magros. Os sinistros sinais do aquecimento global estão levando empresas e governos a buscar uma redução sem precedentes no uso dos combustíveis fósseis. Por dois séculos - e cada vez mais rápido - o consumo humano tem injetado na atmosfera carbono retirado do subsolo sob a forma de combustíveis fósseis. Atualmente, as indústrias de carvão, petróleo e gás natural extraem cerca de 7 bilhões de toneladas de carbono por ano e a sociedade queima quase tudo...”

Assim, é possível perceber dentro dessa temática geoambiental, os efeitos provocados pela intervenção do homem na natureza ao longo dos anos da industrialização. Relacionaremos abaixo alguns desses efeitos irreversíveis:

1. Os níveis atuais de dióxido de carbono na baixa atmosfera terrestre são maiores do que em qualquer outra época dos últimos milhares de anos.

2. As usinas a carvão emitem o dobro de carbono por unidade de eletricidade, quando comparadas com as usinas a gás natural.

3. O petróleo responde por uma quantidade maior das emissões globais atuais de carbono provenientes dos combustíveis fósseis, superando as emissões oriundas do carvão mineral.

4. Devastação das florestas e savanas.

5. Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones tanto no Atlântico Norte, como no Atlântico Sul.

6. Transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras.

7. Aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos.

8. a elevação do nível das águas dos oceanos, em decorrência da grande emissão de gases causadores do efeito estufa, fazendo com que alguns países (ou partes deles) fiquem submersos.

Continua ...