quarta-feira, 11 de julho de 2007

Continuando ... Revisão Avaliação de Geografia 2° Ano


A primeira leitura da foto nos remete ao seu aspecto mais evidente, ou seja, que a globalização chega a todos os lugares. Porém, podemos também destacar:

Sim, o fenômeno da globalização que certa forma provocou exclusões sociais, a população ficou próxima à ameaça da Guerra e da fome, os meios de dominação e intervenção utilizados pelos países capitalistas influenciaram os parâmetros culturais, assim o papel que a cultura exerce na vida dos povos, a qual, mesmo sofrendo os efeitos da globalização, constitui um importante elemento de resistência à completa massificação.

- HAITI

Quando você for convidado pra subir no adro da
Fundação Casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos
E outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se olhos do mundo inteiro
...................................................................................
Não importa nada
Nem o traço do sobrado, nem a lente do Fantástico
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém
Ninguém é cidadão
Se você for ver a festa do Pelô
E se você não for
pense no Haiti
Reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui



Na canção "Haiti", está retrata uma realidade sociopolítica observada nos países latino-americanos, que diz respeito à questão da Cidadania e dos Direitos Humanos. Assim, na América Latina, as desigualdades socioeconômicas se entrelaçam com a discriminação étnica e cultural, fragilizando as possibilidades de instituição de uma territorialidade democrática que assegure os Direitos do Homem e do Cidadão.



Mas sem duvidadas as feridas mais profundas provocadas por essa “Nova Ordem” mundial, através do discurso da Globalização, assim a expressão negativa desse fenômeno nos países chamados subdesenvolvidos, provocando a exclusão social.



Para finalizar nossa revisão quero lembrar vocês do papel social da geografia na sociedade então, na Geografia, o termo “polarizar” significa atrair, influenciar, fazer convergir para si. Assim, para que uma determinada área possa exercer as funções de pólo, precisará concentrar um número considerável de atividades e recursos capazes de influenciar processos que ocorrem em outras áreas. Assim no contexto da Globalização temos como principais características:

1. O poder de polarização de uma cidade está associado ao tamanho de sua população.
2. A implantação de indústrias numa cidade pode ampliar o poder polarizador dela ao atrair novos investimentos industriais e criar encadeamentos produtivos com indústrias de outras cidades.
3. No contexto da globalização, o poder polarizador das grandes metrópoles faz com que elas assumam a função de elos privilegiados entre as economias nacionais e o exterior.
4. A presença de cidades com forte capacidade de polarização é essencial para a articulação da rede urbana, motivo pelo qual essa rede é menos estruturada nas regiões pouco desenvolvidas.

Boas Reflexões beijinhos Scheyla





Nenhum comentário: