quarta-feira, 11 de julho de 2007

Revisão Geografia 3º Ano = 1.Sobre oa Mega-blocos e a “Nova Ordem” mundial

  • Com a formação estabelecida na análise do mapa acima, podemos pensar na configuração do mundo após o fim da Guerra Fria. Assim, observamos a legenda:

REGIÃO I – Corresponde a formação do mercado comum da américa do norte – NAFTA

REGIÃO II – Corresponde ao grupo de mercado Latino Americano – MERCOSUL

REGIÃO III – Corresponde ao herdeiros diretos do Tratado de Maastrich – União Européia.

REGIÃO IV – Corresponde a região de comércio da agora antiga U.R.S.S. - CEI

  • Quanto mais a globalização econômica avança, mais o mundo é marcado pela fragmentação do espaço geográfico por meio de megablocos regionais, em contrapartida, quanto mais abrangente for a integração do bloco, maior a perda de soberania dos Estados participantes.

  • O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças tanto na esfera econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e nações, em escala mundial. A esse respeito, o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da Internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

  • medidas pela Nasdaq. O índice Dow Jones refere-se à Velha Economia (a exemplo da indústria de automóveis, de tabaco e das companhias de petróleo) e o Nasdaq, às ações da Nova Economia (empresas de informática, eletrônica, telecomunicações e biotecnologia). Assim, na nova economia, alteraram-se o mundo dos negócios e o mercado de trabalho, com a inserção da internet, de empresas de computadores, da internet/telefonia, que internacionalizaram os mercados.

  • Entre os fatos que assinalaram, nas últimas décadas do século XX, o aparecimento de uma "nova ordem mundial", podemis destacar a integração do Leste europeu à área de influência capitalista, desintegração da URSS e seu desdobramento em vários Estados, a explosão étnica ou das nacionalidades em vários lugares, a formação dos blocos econômicos regionais, e o grande crescimento econômico de alguns países asiáticos.


continua ...

Nenhum comentário: