quarta-feira, 11 de julho de 2007

Para estudar e Refletir durante as Férias!


Conteúdo de Revisão para os estudantes do 1ºano - Avaliação de Geografia do dia 23/07/2007

1.Fixação do Texto Apocalipse Já!

Já começou a catástrofe que se esperava para daqui a 30 ou 40 anos. A ciência não sabe como reverter seus efeitos. O derretimento do Ártico, a elevação do nível do mar, o avanço das áreas desérticas, o aumento da intensidade dos furacões, entre outras, são algumas das mudanças de grandes proporções causadas pelos altos níveis do aquecimento global”. Esse aquecimento global é conseqüência do desequilíbrio em um processo natural. Assim, o processo que sofre o desequilíbrio responsável pelo aquecimento global se refere ao efeito estufa, que consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre e pelas partículas de gases e água existentes na atmosfera.
Os gases responsáveis pelo aquecimento excessivo são produzidos pelos combustíveis fósseis usados nos carros, nas indústrias e nas termelétricas e pelas queimadas nas florestas. Processos naturais, como a decomposição da matéria orgânica e as erupções vulcânicas, produzem dez vezes mais gases que o homem. Por eras, garantiram sozinhos a manutenção do efeito estufa, sem o qual a vida não seria possível na Terra. A participação crescente da frota de veículos movidos por derivados do petróleo é uma das causas do aumento na emissão de dióxido de carbono, assim, o desenvolvimento de combustíveis alternativos pode ajudar na redução dos níveis de emissão de CO2

2 .Sobre o Aquecimento Global:

- Para combater o avanço da degradação do Planeta Terra, aos poucos começam a surgir alternativas, algumas já estão sendo discutidas desde 1979, com os primeiros estudos sobre essa temática, que o caso do Protocolo de Kyoto que é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global. Sabe-se que os EUA assinaram, mas não ratificaram o tratado principalmente porque ele implica altos custos à sua economia, além de considerar injusto que os países como China, Índia e Brasil não tenham compromissos formais com a redução.

- O Protocolo de Kyoto representa uma grande inovação nas políticas globais para o meio ambiente, pois, além de fixar uma meta de redução sobre os níveis de emissão de gases na atmosfera, cria um sistema de créditos de emissões entre países.

3.Relembrando as Seis Pragas do Aquecimento

Recuo das geleiras, furacões mais fortes e freqüentes, verões tórridos, ursos polares magros. Os sinistros sinais do aquecimento global estão levando empresas e governos a buscar uma redução sem precedentes no uso dos combustíveis fósseis. Por dois séculos - e cada vez mais rápido - o consumo humano tem injetado na atmosfera carbono retirado do subsolo sob a forma de combustíveis fósseis. Atualmente, as indústrias de carvão, petróleo e gás natural extraem cerca de 7 bilhões de toneladas de carbono por ano e a sociedade queima quase tudo...”

Assim, é possível perceber dentro dessa temática geoambiental, os efeitos provocados pela intervenção do homem na natureza ao longo dos anos da industrialização. Relacionaremos abaixo alguns desses efeitos irreversíveis:

1. Os níveis atuais de dióxido de carbono na baixa atmosfera terrestre são maiores do que em qualquer outra época dos últimos milhares de anos.

2. As usinas a carvão emitem o dobro de carbono por unidade de eletricidade, quando comparadas com as usinas a gás natural.

3. O petróleo responde por uma quantidade maior das emissões globais atuais de carbono provenientes dos combustíveis fósseis, superando as emissões oriundas do carvão mineral.

4. Devastação das florestas e savanas.

5. Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones tanto no Atlântico Norte, como no Atlântico Sul.

6. Transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras.

7. Aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos.

8. a elevação do nível das águas dos oceanos, em decorrência da grande emissão de gases causadores do efeito estufa, fazendo com que alguns países (ou partes deles) fiquem submersos.

Continua ...

Nenhum comentário: