domingo, 1 de julho de 2007

Sobre a Grécia Antiga

Atenção Galerinha, esse tópico é para RELEMBRAR, e também para auxiliar e refrescar a memória dos nossos colegas Vestibulandos ...

Apresento a vocês elementos sobre a Grécia Antiga ...

1 – Sabemos que na Grécia Antiga o sistema de organização política era definido como Cidades-Estado, ou Pólis, que tem como características:
1.1 - As primeiras Pólis, teriam surgido na Grécia asiática, formando “cidadelas” com governos próprios.
1.2 – Os Gregos, na Antiguidade, não possuíam unidade política, isto é, não formavam um estado unificado. “Gregos” designavam pessoas com a mesma cultura, língua e religião.
1.3 – A organização política e social da Pólis gerava um modelo econômico e político que excluía uma parcela significativa da população. Assim, a mão-de-obra base da economia grega estava concentrada em um modelo escravocrata, ou seja, em relação ao sistema produtivo das Cidades-Estado gregas, podemos dizer que a escravidão, foi convertida em um modo de produção sistemático.
1.4 – Nas cidades-gregas, as distinções sociais baseavam-se no nascimento de cada indivíduo, dessa forma, os governantes eram escolhidos entre os proprietários de terra, sendo esse, nascido nas Cidades-Estado gregas.
1.5 – Na Democracia Ateniense, a participação era restrita, isto é, participavam da vida política apenas: homens adultos, filhos de pai e mãe atenienses, nascidos em Atenas.

2 – Compreendemos que a lógica da Grécia Antiga, sobretudo, após os períodos Arcaico e Clássico, está inserida em uma dinâmica de Guerra, isto é, os Gregos foram treinados para proteger os seus territórios e invadir, ou possuir novos territórios. Assim, faz-se necessário diferenciar alguns conflitos:
2.1 - Guerras Médicas (490 – 449 a.C);
– Gregos X Persas;
– Confederação ou Liga de Delos;
– Supremacia naval e financeira de Atenas;
2.2 - Guerra do Peloponeso (431 – 404 a.C.)
– ESPARTA X ATENAS;
– Crise da democracia e das Cidades-Estado gregas;
– Luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra o aumento da hegemonia da Liga de Delos – comandada por Atenas – sobre o território grego.
– Breves períodos de preponderância de Esparta e posteriormente Tebas.

3 – Devemos lembrar que esses conflitos marcaram o inicio da transformação do sistema político da Grécia, inaugurando um novo período que chamamos de Helenismo. Esse período é marcado principalmente pela dinâmica de expansão e dominação de territórios no Oriente.
3.1 - Domínio Macedônico na Grécia;
- Filipe II (359 – 336 a.C.) – domínio da Grécia;
- Alexandre (336 – 323 a.C.) – conquistas territoriais amplas (Egito, Fenícia, Palestina, Mesopotâmia e Pérsia), fundação de cidades (Alexandrias);
3.2 – As conquistas de Alexandre, O Grande, aumentaram os contatos entre Ocidente e o Oriente, incentivando a expansão da cultura grega no Oriente. A fusão de elementos culturais gregos e orientais resultou na cultura denominada de helenística.


4 – Sobre a Escravidão é preciso ficar atento para algumas características:
4.1 - A Escravidão, base da economia Ateniense, o escravo era um instrumento de trabalho vivo e uma propriedade, podendo ser livremente comercializado por seus proprietários. Contudo, em Esparta o modo de produção estava nas mãos dos Hilotas (Camponeses submetidos pela força).

4.2 – Lembrando que segundo Aristóteles a Escravidão fazia-se necessária para o modo de produção, contudo, na ausência de trabalhos materiais que exigem indivíduos particulares, aos quais ficam privados da possibilidade de providenciar a cultura da Alma, permitindo assim o ócio.
4.2 – Aristóteles baseia a sua reflexão na constatação da realidade, ele olha o homem imerso na sociedade. O tempo que ele vive e conhece é construído sobre as relações de subordinação.
4.3 – Na cultura Grega cabia aos cidadãos a organização e comando da Pólis. Ao Cidadão era proibido o trabalho braçal, já que ele deveria ter o tempo livre – ócio – para se dedicar à reflexão e ao exercício da cidadania e do bom governo. A diferença justificadora da escravidão fora assim, considerada natural pelos gregos.

3 comentários:

Unknown disse...

Ae psora \o
Só passando os conteudinhos aqui intão no blog :D

Vo fica de olho :P

beijoo :*

No Farfalhar da História disse...

Abre bem o Olho Vinícius e comenta sempre que estiver com dúvidas ... Obrigado pela visita ... Beijos Históricos Scheyla

Anônimo disse...

e bora a renata fuçar aqui também!
e todo mundo tenque espalhar o Blog, vamo que vamo!
vaamos estudar história ! ;]
;D ;*