domingo, 1 de julho de 2007

Relembrando!

Amiguinhos, lembrem-se que as formas através das quais a História é contada e escrita, também fazem parte da construção do conhecimento em História. E para aqueles que, acreditam que a História tem uma só finalidade o Vestibular, faz bem saber que a partir de 2005, a teoria da História passou a fazer parte das competências exigidas pelos vestibulares das Universidades Federais.

Então, Reforçando alguns modelos historiográficos:


“Pensamos, todavia, que a tão discutida crise dos paradigmas do final do século deu novo alento aos domínios de Clio. Arriscamos mesmo dizer que ela empunhou, desde então, a trombeta da fama da sua imagem alegórica em seu próprio favor. A História está em alta, sim, e isso se deve, em grande parte, às suas novas tendências de abordagem do real passado”. (Sandra Jatahy Pesavento)


“A história de todas as sociedades que existiram até hoje é a história de lutas de classe (...) opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante uns aos outros ...” (Karl Marx)


“Busca-se, sistematicamente, relacionar a trajetória singular da empresa com a dinâmica socioeconômica da cidade em geral e com as transformações no setor industrial em particular”.
(Ciro Flamarion Cardoso)


“Práticas sociais podem valer discursos, silêncios falam, ausências revelam presenças, coisas portam mensagens, imagens de segundo plano revelam funções , canções e músicas revelam sentimentos ...” (Sandra Jatahy Pesavento)

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sei que o segundo pensamento é marxista - luta de classes ;B
de resto eu tenho minhas duuvidas ;~
POASOKPDOKPKOPASKOADPS
tem um ali no meio que pra mim é das mentalidades (?)
opskdsaopdksapodk, te adoro profê!
;*