quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Mercantilismo e Expansão Marítima e Comercial

O MERCANTILISMO:
• Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas.
• Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII.
• Onde: vários países da Europa, principalmente PORTUGAL, ESPANHA, FRANÇA e
INGLATERRA.
• Característica básica e fundamental: intervenção do Estado na economia.
ESTADO ABSOLUTISTA: apóia os negócios burgueses e sustenta a nobreza.
MERCANTILISMO:
• Objetivos:
– Metalismo: entesouramento de metais preciosos.
– Fortalecimento do poder real.
• Meios:
– Protecionismo.
– Colonialismo.
– Pirataria.
– Balança comercial favorável.
• Características do mercantilismo na Europa:
– ESPANHA – Bulionismo (estocagem de ouro e prata).
– FRANÇA – Colbertismo: limitação de importações e desenvolvimento de manufaturas de
artigos de luxo e criação de companhias de comércio. Devido ao estímulo da indústria,
também ficou conhecido como industrialismo.
– INGLATERRA – Adoção de tarifas protecionistas, desenvolvimento da frota naval e da
marinha mercante para o comércio externo, desenvolvimento das manufaturas. Política
conhecida como comercialista e posteriormente industrialista.
AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA
• Definição: período em que as nações européias iniciaram um processo de exploração e
conquistas em novos territórios, que ampliou o mundo até então conhecido.
• Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVI.
• Causas:
– busca de especiarias nas Índias;
– busca de metais preciosos;
– tentativa de romper o monopólio comercial das cidades italianas;
– expansão da fé cristã (justificativa);
– fortalecimento das monarquias nacionais e desenvolvimento da política mercantilista;
– Renascimento cultural;
– surgimento de novos aparelhos para a navegação (bússola, astrolábio, caravela,
desenvolvimento da cartografia...);
– alívio de tensões sociais (secundário);
– guerras para ocupar e prestigiar nobres (secundário).
• Pioneirismo português:
– centralização prematura;
– burguesia mercantil atuante;
– posição geográfica estrategicamente favorável;
– Escola de Sagres (secundário);
• As principais viagens:
– 1415: Ceuta (PORTUGAL);
– 1488: Cabo da Boa Esperança - Bartolomeu Dias (PORTUGAL);
– 1492: América – Cristóvão Colombo (ESPANHA);
– 1498: Índias (via África) – Vasco da Gama (PORTUGAL);
– 1500: Brasil – Pedro Álvares Cabral (PORTUGAL);
– 1519: Circunavegação – Fernão de Magalhães (ESPANHA);
• Disputa entre PORTUGAL e ESPANHA pelas novas terras:
– Bula Intercoetera (1493): 100 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental
pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal.
– Tratado de Tordesilhas (1494): 370 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado
Ocidental pertenceriam à Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Esse
tratado substituiu o anterior.
• Conseqüências das navegações:
– deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico (Oriente
para Ocidente);
– ampliação do comércio (em escala mundial);
– fortalecimento das monarquias européias;
– desenvolvimento técnico e científico.

Nenhum comentário: